II Seminário Tecnologias e Perturbação do Espectro do Autismo

II Seminário Tecnologias e Perturbação do Espectro do Autismo:

Programa completo já disponível aqui.

Mais informações:

O objetivo do Seminário é divulgar, refletir e discutir a utilização da Tecnologia como ferramenta na intervenção na Perturbação do Espectro do Autismo (PEA). Pretende-se envolver várias áreas do saber num espaço aberto de discussão de ideias e possibilidades de intervenção e colaboração neste tema. Estarão presentes investigadores que trabalham na área da PEA e no desenvolvimento de técnicas que envolvem tecnologia (jogos sérios, robôs, por exemplo) como ferramenta de intervenção na PEA.
O Seminário é dirigido a alunos, investigadores, docentes nas áreas de Eletrónica, Informática, Biomédica (e Tecnologias em geral), Psicologia, Terapia da fala e Terapia ocupacional, entre outros; a profissionais que atuam na Terapia das Perturbações do Espectro do Autismo, pediatras, terapeutas da fala, terapeutas ocupacionais, psicólogos, professores do ensino especial, entre outros; e a pais/encarregados de educação de indivíduos com perturbações do espectro do autismo.

Inscrições:

As inscrições podem ser efetuadas no seguinte link. O valor das inscrições estão disponíveis na tabela abaixo. Cada inscrição inclui almoço e coffee-break.

*Estudantes do 1º, 2º e 3º ciclo de Mestrado Integrado.

Nota: Para a inscrição se tornar efectiva, o comprovativo de pagamento via transferência bancária (NIB:  PT50.0033.0000.00221480586.05) deve ser enviado para o email roboticaautismo@gmail.com. Assim que o comprovativo do pagamento seja recebido, receberá a confirmação da sua inscrição.

CV dos Oradores:

  • Joana Prata, Psiquiatra, Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, Família e PEA
    https://orcid.org/0000-0003-1266-0658
    Joana Prata é Psiquiatra no Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia / Espinho.
    Doutorada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) em 2015, tem estudado a interface entre as perturbações psiquiátricas e inflamação, com particular interesse nas Perturbações do Espectro do Autismo.
    Em 2017 concluiu uma Pós graduação em Educação Especial em Autismo, pela Universidade de Birmingham, tendo vários trabalhos publicados nesta área com particular enfoque na importância dos pais e cuidadores.
  • Carla Marques, Psicóloga, Hospital Pediátrico de Coimbra, Perturbações do espectro do autismo- avaliação e intervenção nas alterações do comportamento disfuncionais
    Psicóloga Clinica Especializada em Psicologia Clínica pelo Ministério da Saúde e em Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. -Mestrado em psicologia clinica, área de especialização em psicologia cognitivo-comportamental sistémica, com a temática do autismo infantil. Aluna do Programa Doutoral em Ciências da Saúde na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra desde o ano letivo 2015/2016.
    Assessora da Unidade de Psicologia Clinica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, representando o grupo profissional de psicologia do serviço do Centro de Desenvolvimento da Criança do Hospital Pediátrico do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.
    Coordenadora do grupo profissional de Psicologia do serviço do Centro de Desenvolvimento da Criança do Hospital Pediátrico do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra
  • Feliciano Guimarães, Pedopsiquiatra, Tecnologias do Afeto aplicadas ao Autismo:
    Licenciado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, em 2000. Foi médico generalista, Subtenente, em missão na Marinha Portuguesa na Corveta João Coutinho, em 2003. Realizou o Internato Complementar de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Departamento de Pedopsiquiatria do Hospital Maria Pia (2003 a 2008), tendo contactado com as áreas de Psiquiatria Infantil e Adolescência, Ligação, Pediatria, Comportamentos Aditivos, Psiquiatria Geral. Efetuou Estágio Opcional na Unidade de Primeira Infância, em Lisboa. Trabalhou anteriormente vários anos no Centro Hospitalar Alto Ave EPE, Projeto Integrado de Apoio Materno e prestou serviço no Hospital Divino Espírito Santo EPE. Neste momento é pedopsiquiatra no Hospital de Braga (desde 2015). Concomitante exerce atividade assistencial no setor privado. Inscrito como membro da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar e Associação Portuguesa de Psiquiatria da Infância e da Adolescência.
  • Vinícius Silva, Centro Algoritmi, UM, Projecto Robótica Autismo
    Doutorando na Universidade do Minho no domínio da Electrónica Industrial e Computadores e investigador no Centro Algoritmi. Ele recebeu o M.Sc. em Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores pela Universidade do Minho. Suas áreas de interesse são Interação com Robôs Humanos, Computação Afetiva, Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina.
  • Paulo Alvito, O uso de robôs e outras tecnologias no projeto DE-ENIGMA e INSIDE, Engenheiro IDMind Lda
    Licenciado em Engª Electrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico (1995). Em 2000 funda a empresa IDMind, no âmbito da qual desenvolve desde então projectos inovadores na área da robótica. Foi docente na Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Setúbal (1997-2007). Representa a IDMind nas seguintes entidades: Sociedade Portuguesa de Robótica (SPR) e euRobotics AISBL.
  • João Faria, Psicólogo, Videojogos na PEA
    Psicólogo clínico e da saúde, com especialidade avançada em Psicoterapia. É o coordenador do núcleo de intervenção no comportamento online no Pin - Progresso Infantil. Licenciado em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Pós-Graduado em Psicoterapia pela Associação Portuguesa de Terapias Comportamental e Cognitiva.
  • João Vasconcelos Guerra, Pedopsiquiatra no Departamento de Pedopsiquiatria Hospital CUF, Porto, Do despiste e do diagnóstico precoce na PEA
    Licenciado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra Assistente Hospitalar no Departamento de Pedopsiquiatria do Centro Hospitalar do Porto. Especialidade de Pedopsiquiatria pelo Departamento de Pedopsiquiatria do Hospital Maria Pia. Investigador no Projeto Inovador em Saúde Mental do Alto Comissariado da Saúde, Prevenção em saúde mental: treino parental numa população de risco na comunidade.
  • Ana Gaspar, Terapeuta da Fala, CiEd, UM Comunição Social na PEA: A importância dos contextos naturais
    Doutoranda em Estudos da Criança – Educação Especial pela Universidade do Minho.
    Mestre em Educação Especial – Ramo Intervenção Educativa Precoce pela Universidade do Minho.
    Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto, exerce as funções pela Getting it – Pediatria e Desenvolvimento e pelo Psikontacto – Núcleo de Formação e Intervenção Precoce, em contextos clínico, domiciliário e escolar.
    Formadora nas áreas da Comunicação e Linguagem e Perturbações do Espetro do Autismo.
    Técnica de Floortime certificada pelo ICDL.
    Orientadora de estágios profissionais e curriculares.
    Formação Profissional no âmbito de Metodologias e Instrumentos de Avaliação e Intervenção nas Perturbações do Espetro do Autismo (SCERTS Model, DIR – Floortime, ABLC, Intensive Interaction, ADOS, ADI-R).
    Autora de artigos publicados em livros e revistas, no âmbito da comunicação e linguagem e das perturbações do espetro do autism.
  • Helena Isabel Silva Reis (Terapeuta Ocupacional, Doutora em Educação Especial, Docente no Instituto Politécnico de Leiria Processamento Sensorial e a PEA: Que relação? 
    Doutorada em Estudos da Criança, especialidade de Educação Especial, no Instituto de Educação da Universidade do Minho, em 2014. Professora Adjunta Convidada no Instituto Politécnico de Leiria, na Escola Superior de Saúde. É também Professora Convidada para lecionar no Mestrado de Terapia Ocupacional pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão.
    Na prática clinica integrou uma equipa de intervenção precoce especializada nas Perturbações do Desenvolvimento e Autismo na Associação Portuguesa para as perturbações do desenvolvimento e Autismo do Norte (APPDA-Norte) desde Setembro de 2003 até Fevereiro de 2017. Paralelamente, desenvolveu também a sua prática na área da pediatria em clinicas pediátricas privadas.
    Exerce funções de “revisora” de artigos de várias revistas internacionais entre as quais a Journal of Early Intervention, a Autism and Developmental Language Impairments e a Revista de Pediatria. Tem também publicações científicas em revistas internacionais.
    Convidada para arguir várias teses de mestrado por várias universidades, nomeadamente, pela Universidade do Minho e Universidade Portucalense Infante D. Henrique no Porto.
    Tem realizado cursos de especialização nas Perturbações do Espectro do Autismo e participado em congressos como palestrante, neste domínio.
  • Ana Paula Pereira & Carina Leite, Docente Instituto Educação e Investigadora Centro de investigação em Educação, Universidade do Minho & Terapeuta da Fala, Doutora em Educação Especial, Intervenção Precoce e PEA: Benefícios e Desafios
    Carina Leite, Terapeuta da fala
    Pós-graduação em motricidade orofacial.
    Mestrado em Educação Especial, ramo de especialização em Intervenção Precoce.
    Doutoramento em Estudos da Criança, Especialidade em Educação Especial.
    Exerce funções na APACI (Barcelos) desde 2007, tendo integrado a ELI de Barcelos (Equipa Local de Intervenção Precoce) em 2011. É nesse âmbito que trabalha com crianças com PEA e suas famílias.
  • Sandra Pinho, Psicóloga, CADIN, Regresso ao Futuro: Autismo na idade adulta
    Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta, CADIn - Neurodesenvolvimento e Inclusão Avaliação e intervenção com adolescentes, jovens e adultos com perturbações do neurodesenvolvimento Coordenação de projetos na área da participação social e profissional de jovens com perturbações do neurodesenvolvimento Graus Académicos Licenciatura em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (1998) Pós-graduação em Terapia Comportamental e Cognitiva de Adultos na Associação Portuguesa de Terapias Comportamental, Cognitiva e Integrativa (APTCCI) (2013)

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